"Grease - O Musical" tem captação prorrogada pelo Minc até Dezembro de 2018

30 de Janeiro de 2018

"Grease - O Musical":  prorrogado o prazo de captação pelo Minc

 

Recentemente tivemos a grata notícia divulgada pelo Ministério da Cultura: o prazo de captação do projeto "Grease - O Musical" que acabaria dia 31 de Dezembro de 2017, foi prorrogado por mais um ano. Essa prorrogação se deu a partir de uma reivindicação, para que se fizesse cumprir o disposto na Instrução Normativa nº 05 de 27 de Dezembro de 2017, que entre outras coisas, concedia o direito para projetos com captação realizada, estenderem o prazo de captação por até 36 meses.

 

"Visto que nosso projeto se enquadrava perfeitamente nas condições estipuladas pela IN, pleiteamos o direito que já foi concedido pelo Minc e publicado no Diário Oficial da União. Para 2018 temos um quadro econômico muito mais favorável e várias empresas já se manifestaram bastante interessadas em patrocinar este nosso projeto. Estamos confiantes na sua realização plena."  afirmou Marcello Marra, responsável pelo projeto. "Grease - O Musical" que pretende entrar em temporada no primeiro semestre de 2019.

 

O projeto "Grease - O Musical" de Marcello Marra e Eliséte Martins, responsáveis pelo Entreatus - Núcleo de Artes Cênicas da cidade de Sorocaba, foi aprovado na íntegra em Dezembro de 2015, pela comissão avaliadora da Lei Rouanet. O Ministério da Cultura autorizou a captação de R$ 5.664.520,00 para a produção e realização de 96 apresentações do espetáculo.

 

"Esta é uma grande vitória para nós, mas também para toda a cidade e região" Diz Marcello. "O Entreatus - Núcleo de Artes Cênicas está em festa. Coroamos nossos trinta e cinco anos de produção de espetáculos teatrais e musicais com a montagem de "Grease - O Musical" de Jim Jacobs e Warren Casey. Trata-se do mesmo espetáculo de grande projeção na Broadway, com sucessos musicais que ficaram imortalizados na versão cinematográfica de 1978, tendo os papéis centrais (Danny Zucco e Sandy Olson) interpretados por John Travolta e Olivia Newton John" complementa Eliséte martins.        

 

 

A produção contará com a participação de atores com grande experiência e passagem por musicais de sucesso no Brasil, que já estão sendo contactados e escalados, além daqueles selecionados através de processo de audições a serem realizadas na cidade de São Paulo a partir de Novembro deste ano.

 

Ao todo o projeto "Grease - O Musical"  propiciará a contratação de mais de 100 profissionais, direta e indiretamente, que serão responsáveis pelas mais diferentes áreas técnicas e artísticas, desde tradutores e versionistas, passando por equipes de som, luz e cenografia, direção de palco, visagismo, produção, atores e bailarinos dentre muitos outros. Na área técnica podemos destacar a cenografia, assinada por ninguém menos que J.C. Serroni, uma dasgrandes referências da cenografia nacional da atualidade, e o italiano Carmine D'Amore, que será responsável pelo projeto de iluminação cênica. As coreografias serão assinadas por Fernanda Chelles e os figurinos por Eliséte Martins. O trabalho conta com workshops de teatro musical (bailarina, atriz e cantora dos musicais Hello Dolly e Cinderela: Tathy Abra), fonoaudiologi aespecializada em voz cantada (Élida das Chagas Lima), leitura musical (Bruno Cavalcante) e preparo corporal (Renan Mansur). 

 

Um dos grandes méritos do projeto é exatamente esse: a implantação do primeiro Núcleo de Teatro Musical do Interior de São Paulo, visando a formação e o aprimoramento técnico e artístico na área, criando um novo eixo de produção cultural, incentivando e desenvolvendo a atividade profissional sustentável na área e desenvolvendo o interesse do empresariado local no investimento em produtos culturais.

 

Sinopse de Grease 

"Grease"  é o nome atribuído ao musical criado por Jim Jacobs e Warren Casey em 1971. Seu nome nos remete à  subcultura de jovens trabalhadores norte-americanos conhecidos como "greasers", existentes no nordeste e no sudoeste dos Estados Unidos nos anos 50.  O estilo de vida destes jovens tornou-se popular entre a juventude americana devido à seu aspecto de rebeldia aos modos e costumes vigentes.

 

A peça ocorre no ano de 1959, na fictícia 'Rydell High School' - (baseada nas experiências de Jacobs na William Taft High School, em Chicago) e apresenta a vida de dez adolescentes, sua realidade, namoros, amores, carros e drive-ins. As canções e temas musicais seguem os sons dos primórdios do rock and roll e nos dão um panorama bastante completo dos vários estilos musicais da época, passando pelo bolero, balada e rockabilly entre outros.

 

Resumo         

Sandy Olson, uma garota doce e ingênua passa um ótimo verão na praia. Lá, ela conhece um rapaz (Danny Zucco) por quem se apaixona perdidamente. Após trocarem juras de amor eles se separam, pois Sandy deve voltar para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na 'Rydell High School' escola onde Danny estuda. Danny, por sua vez, faz o tipo "galã rebelde", com o qual todas as meninas flertam, sendo ele também líder da gangue "T" birds. Quando Sandy, conta a sua história de amor de verão para  suas novas companheiras de escola, Rizzo, Frenchy, Marty e Jan, elas proporcionam o reencontro dos dois. A partir daí se desenvolvem várias tramas paralelas como a recusa de Danny em aceitar e demonstrar seus sentimentos para com Sandy, o relacionamento tumultuado de Kenickie e Rizzo, as incertezas com relação ao futuro profissional de Frenchy e as transformações pessoais das personagens Sandy e Rizzo.

A trama de Grease serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época, abordando questões sociais como gravidez indesejada, amor, amizade, rebeldia, descobertas sexuais e conflitos declasses.

   

Entreatus, uma trajetória de musicais...

Desde o início de suas atividades, o Entreatus Núcleo de Artes Cênicas através de seus produtores, Marcello Marra e Eliséte Martins, prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de espetáculos musicais. Ao longo de seus 30 anos de existência realizou montagens como "A Pândega - Comédia Antropofágico-Musical" de Marcello Marra (1992), "La Serva Padrona" de J. B. Pergolesi, a primeira ópera encenada em Sorocaba (2002), com apoio da LINC - Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba. Podemos destacar também os musicais: "O Inspetor Geral" de N. Gògol com canções das décadas de 20 e 30 (2009); "Túnel do Amor", ambientado na década de 50 com grandes sucessos de Celly Campello (2011) e "Alice - O Musical", inspirado na obra "Alice no País das Maravilhas" de L.Carrow (2012).

 

Grease é arazão...

Grease, de Jim Jacobs e Warren Casey é o musical mais encenado da história. Montagens de Grease podem ser vistas por todo o mundo em diversas línguas e adaptações. Antes de ser sucesso de bilheteria da adaptação cinematográfica de 1978 estrelada por Olivia Newton John e John Travolta, "Grease" foi montado com êxito em Chicago (1971) e também na Broadway  (1972).

 

Nossa montagem...

Nesta montagem, as canções serão apresentadas com banda e cantores ao vivo e versões em português de Marcello Marra.  A elenco será formado por 24 atores e 6 músicos (Guitarra I, Bateria, Baixo, Teclado, Sopros I e II) e uma equipe técnica de aproximadamente 50 integrantes, com destaque para a cenografia assinada pelo renomado cenógrafo brasileiro J.C. Serroni e iluminação de Carmine D'Amore.

O espetáculo terá 2 horas de duração, dividido em 2 atos com intervalo.

 

As apresentações...

Serão realizadas em 6 espaços distintos: Sorocaba: 20 apresentações;  interior: 16 apresentações em 04 cidades do interior paulista e São Paulo: 60 apresentações..

 

Um sonho que se torna realidade...

A montagem de "Grease", representará um importante passo na criação do primeiro Núcleo de Teatro Musical do interior do estado, cuja meta é a captação de parceiros, investidores e apoiadores para o treinamento técnico e artístico, bem como a capacitação profissional e o desenvolvimento de espetáculos musicais visando a geração de empregos na área.

 

Entreatus busca empresas locais que desejem se tornar parceiras, apoiadoras ou patrocinadoras.

Para a concretização do projeto e pela relevância que o mesmo tem para Sorocaba e Região estamos buscando juntamente ao parque industrial de Sorocaba, empresas que desejem apoiar ou patrocinar este projeto. "Acreditamos que grande parte do valor necessário para a realização deste empreendimento será obtido junto às empresas locais"  Diz Marcello Marra.

 

As empresas que desejarem maiores detalhes a respeito do projeto "Grease - O Musical", planos de quotas e Lei Rouanet, podem entrar em contato conosco através do e mail entreatus@uol.com.br ou dos telefones (15) 3202.6622 ou 99113.5658 com Marcello Marra para agendamento de reunião.

SiteLock