Quem Somos Sorocaba Jardim São Judas Tadeu

Marcello Marra e Eliséte Martins

Marcello Marra e Eliséte Martins - Fundadores do Entreatus

     

Para quem vem com a pergunta:  "... então, aqui vocês fazem teatrinho?..." Eliséte Martins rebate logo:  "...Aqui nós fazemos teatro, seja com profissionais ou estudantes..." O entusiasmo e a firmeza de sua argumentação, refletem  a experiência de mais de 35 anos dedicados à arte teatral na cidade de Sorocaba. Em muitos pontos, a sua trajetória se confunde com a do Diretor e Dramaturgo Marcello Marra, marido e companheiro em todas as montagens desde 1983. "Desde o início, o trabalho foi pautado pela ética, seriedade e compromisso, aliada à práxis "pesquisar, fazer, aprender" diz Marcello Marra.

Geógrafos e Pós Graduados em Pedagogia do Ensino Superior, ambos direcionaram suas experiências para atividades relacionadas a teatro e música, tendo cursado música no Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, com especialização em Violão Clássico e Canto, além de inúmeros, seminários, workshops, cursos e palestras nas áreas abrangidas. "... para quem faz teatro e música, o estudo e a pesquisa são práticas diárias..." relata Marcello Marra.

Participaram de vários festivais Municipais, Estaduais e Nacionais com montagens de sua autoria e também clássicos como "Muito Barulho Por Nada" de William Shakespeare (1997). Foram responsáveis também pelo projeto que culminou na apresentação da primeira Ópera montada na cidade de Sorocaba, "La Serva Padrona" em 2001,  e de espetáculos como "O Burguês Fidalgo" de Molière em 2005 e "O Inspetor Geral" de Nikolai Gògol em 2008. (para informações detalhadas sobre seus trabalhos, vide "Histórico")

Em 2004 criaram o Entreatus - Núcleo de Artes Cênicas, um antigo sonho acalentado por eles. O espaço seria destinado não apenas a acolher o material das produções realizadas pelo Grupo Teatral Entreatus, mas também para ensaios, desenvolvimento de pesquisas para novos espetáculos, apresentações de temporadas, e principalmente, para a geração de conhecimento, através de cursos de teatro e música destinados a crianças, jovens e adultos.

Ambos acreditam no poder da transformação através da educação e da cultura e que os valores aprendidos na infância e adolescência determinam a personalidade e as ações futuras. "...Antes de produzir atores para o mercado, gostamos de dizer que trabalhamos a matéria fina, preparando seres humanos que se tornarão plenos em suas realizações, convictos de suas responsabilidades para com o mundo e sociedade..." pondera Eliséte Martins.

 

Sorocaba Jardim São Judas Tadeu
SiteLock